Dicas para cuidar da sua saúde mental

saúde mental


A Revista Time deu algumas  dicas para manter a saúde mental em dia. Separei algumas para compartilhar com vocês.

1 – Nada de andar desleixado
Quando está feliz, você anda de uma maneira diferente, com a cabeça erguida, de bom humor, certo? Isso nos faz crer que estar alegre pode mudar a forma como andamos. Será que o contrário também funciona e, de repente, andar diferente pode melhorar nosso humor? Pode, sim!





Uma pesquisa publicada no Journal of Behavior Therapy and Experimental Psychiatry revelou que andar com os ombros caídos, sem movimentar os braços, afeta nosso humor negativamente – além disso, quem anda de cabeça baixa e ombros caídos é visto pelas outras pessoas como alguém negativo. Para melhorar a situação, lembre-se de andar sempre com a cabeça e com os ombros erguidos. É simples e funciona.

2 – Chega de fotos
Ou pelo menos chega de tantas fotos. Aquelas pessoas que andam pelas ruas fotografando árvores, trânsito, pássaros, nuvem bonitinha, céu azulado, chuva a caminho etc acabam tendo dificuldade em se lembrar de algumas coisas. A verdade é que fotografar tudo compulsivamente pode prejudicar a sua memória.


 Snacks



3 – Não deixe que ninguém diminua você
O bullying é uma dificuldade pela qual a maioria das pessoas passa – geralmente durante a infância e a adolescência. O problema é que nem sempre a fase adulta é livre desse pesadelo ou das consequências dele. Só nos EUA, 54 milhões de adultos sofrem algum tipo de bullying no ambiente de trabalho.

4 – Atividades físicas são necessárias
Essa é uma das verdades mais difíceis de assimilar – a gente entende. Então para ficar mais fácil, que tal alguns dados mais concretos? Sabia que a prática de exercícios físicos reduz em 19% a chance de uma pessoa desenvolver depressão?


 Power Goji


5 – Chega de procrastinar!
A gente sabe que empurrar as coisas com a barriga às vezes é quase automático, mas esse hábito não é nada saudável. Procrastinar é deixar para depois, é enrolar, é pensar “ainda tem tempo” a todo o momento. Não interessa se você está evitando fazer alguma tarefa porque não gosta da ideia ou porque a tarefa é chata. Novidade: nem sempre fazemos apenas aquilo que nos agrada.

6 – Melhore a qualidade de seus relacionamentos
Seja no campo das amizades ou dos relacionamentos amorosos, aprenda a manter relações que não sejam tóxicas. É preciso manter-se longe de quem nos agride psicológica ou fisicamente. Se a pessoa com quem você namora é do tipo que faz críticas a todo o momento, que reforça o quão “incompetente” você é, talvez esteja na hora de rever seu namoro.


 Casamento


7 – Dormir bem é fundamental
Aprenda, de uma vez por todas, que se você vai dormir às 2 h da madrugada e acorda às 6 h, certamente sua saúde vai pagar o preço. Uma boa noite de sono vai deixar você de bom humor, mais bem disposto, com energia e, de quebra, vai garantir também a sua saúde física.

9 – Ficar sozinho faz bem
Ter um tempo só para você é fundamental à sua saúde mental – principalmente se sua casa é cheia de gente o tempo todo. Durante alguns minutos do seu dia, faça um esforço para ficar sozinho, relaxando. Vale tudo: de caminhadas a ficar em algum cômodo da sua casa, ouvindo música ou lendo aquele livro novo.





 Max Amora