O que é ômega 3? 

O ômega-3 é um tipo de gordura poli-insaturada, muito benéfica ao organismo. É essencial, ou seja, o corpo não consegue produzi-la, devendo ser obtida por meio da alimentação ou de suplementos especializados. As gorduras são importantes fontes de energia, conferem sabor aos alimentos e são primordiais para a absorção, no intestino, das vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K), e não devem ser excluídas da dieta.




Para que serve ômega 3? 

Os benefícios do ômega-3 para o organismo são muitos, já comprovados por pesquisas científicas:

Tem ação anti-inflamatória.
Fortalece o sistema imunológico.
Contribui para uma pele saudável.
Auxilia no controle da pressão arterial.
Possui efeito antitrombótico, ou seja, inibe a agregação plaquetária, além de estimular a vasodilatação.
Promove a saúde cardiovascular.
Protege a retina.
Melhora o desempenho cognitivo.
Auxilia no tratamento da depressão.
Ajuda a reduzir os níveis de colesterol e triglicérides no sangue.


 Livre das dores


Além disso, a partir do consumo de ômega-3, ocorre no organismo a biossíntese dos ácidos graxos EPA (eicosapentaenoico) e DHA (docosahexaenóico) que, apesar de apresentarem estruturas semelhantes, exercem funções bem diferentes e importantes no organismo. O EPA está relacionado, principalmente, com a saúde cardiovascular, enquanto que o DHA é considerado fundamental para o desenvolvimento do sistema visual e cerebral, além de estar associado à saúde materno-infantil.


O ômega 3 emagrece?

Considerando-se o papel anti-inflamatório do ômega 3, ele pode sim ser um auxiliar na perda de peso. Entretanto, seu consumo da forma de suplemento não deve exceder a recomendação diária, já que pode levar a sangramentos e até ao ganho de peso, uma vez que se trata de uma gordura.




Alimentos ricos em ômega 3

As principais fontes de ômega 3 3 são os peixes de águas profundas e geladas, como a sardinha, o arenque, o salmão e o atum. Além deles, as algas marinhas, as sementes de linhaça e de chia e as nozes são as melhores fontes vegetais de ômega 3. Há também alimentos industrializados enriquecidos com ômega 3, mas em quantidades muito pequenas.

Existem ainda as cápsulas de ômega 3, usadas como suplementação quando a ingestão via dieta não é suficiente, que devem ser consumidas apenas sob orientação de um médico ou nutricionista.

O ômega 3: contraindicações


Os suplementos de ômega 3 devem ser consumidos com moderação por pessoas com problemas de coagulação ou que usam medicamentos anticoagulantes, já que, por reduzir agregação plaquetária, o ômega 3 pode causar sangramento.

Fonte: natue.com.br


 Emagrecer

Goji lipo

O que é Goji Berry?

O goji berry ou Lycium barbarum (nome científico), é uma pequena fruta vermelha brilhante que vem de um arbusto nativo da China. Na Ásia é muita conhecida como fonte de juventude e seu consumo é passado de gerações na esperança de viver mais tempo.

Ao longo do tempo, as pessoas têm usado goji berry para tentar tratar muitos problemas de saúde comuns como diabetes, pressão arterial elevada, febre e problemas oculares relacionados à idade. A reputação dessa frutinha se espalhou para vários países. Hoje, vários estudos científicos foram realizados sobre elas para realmente confirmar seus benefícios para a saúde.





O goji berry é rico em nutrientes. São particularmente uma boa fonte de vitaminas e minerais, incluindo vitamina C, fibra, ferro, vitamina A, zinco e potentes antioxidantes. Além disso, contém todos os 8 aminoácidos essenciais. Uma única porção fornece quase 10% do seu valor diário de proteínas. Para frutas, esta é uma quantidade surpreendente.

Essas vitaminas da fruta podem ser capazes de aumentar e apoiar nossas defesas naturais. Estudos sugerem que as o goji berry pode prevenir infecções e outras doenças, pois são capazes de fortalecer o sistema imunológico.

Veja os Benefícios do Goji Berry 


Os carboidratos do goji também são carboidratos complexos. Isso significa que seu açúcar no sangue aumentará lentamente, reduzindo o risco de um aumento de glicose no sangue.

O sabor rico e doce dessa fruta, juntamente com o seu alto teor de fibras, pode ajudá-lo a manter o controle de uma alimentação saudável. Você pode optar por eles para um lanche leve e para evitar excesso de alimentos insalubres na hora das refeições.

Seu valor nutricional como uma opção de baixo teor calórico e de baixo teor de açúcar torna-os um substituto perfeito para outras frutas secas com maior teor de açúcar. Já que uma porção de goji berry contém apenas 23 calorias.

Rico em antioxidantes ele protege a pele, cuida da saúde dos olhos, fornece energia, combate a impotência, pode prevenir o câncer

Goji berry emagrece? 


Goji lipo

O alto teor de fibra faz desse alimento ideal para se sentir mais saciado e, portanto, reduzir o apetite
– Essas frutas têm propriedades diuréticas e de limpeza, de modo que ajudam a eliminar toxinas e resíduos do corpo para combater doenças como a retenção de líquidos
– Ajudam na perda de peso devido ao fato de acelerarem a queima de gordura e aumentar os níveis de energia no corpo
– São antioxidantes e promovem a redução dos níveis de gordura e colesterol ruim no sangue
– Ao equilibrar os níveis de glicose, você pode reduzir a necessidade de comer doces e tornar mais fácil seguir uma dieta com perda de peso.




Goji berry como consumir| Você pode encontrar goji berry seco pré-embalado, frescos, em forma de sucos ou suplementos em cápsulas.

Quando seco ou fresco, você pode usá-los como uvas passas. Misture-os no seu cereal ou iogurte, adicione-os ao seu mix de frutas ou smoothie.

Goji Berry em cápsulas| As cápsulas de Goji Berry surgiram para facilitar seu consumo e conseguir obter seus benefícios, já que a fruta pode ser difícil de ser encontrada em algumas regiões. As cápsulas são usadas geralmente por quem quer emagrecer e são compostas pelo extrato da fruta. Mas além de ajudar no emagrecimento, seu consumo também proporciona outras vantagens que já mencionamos acima, claro, desde que sejam tomados de maneira correta e segura.

Como tomar Goji berry| As cápsulas devem ser tomadas conforme prescrito na embalagem do produto ou seguindo a indicação de um médico ou farmacêutico. Geralmente, elas são tomadas duas vezes ao dia, uma no almoço e outra no jantar. 

Vale destacar que você só deve tomar esse suplemento ou qualquer outro após uma avaliação e indicação de um médico.







Efeitos colaterais da goji berry| O goji berry geralmente é considerado seguro para a maioria das pessoas. Embora algumas pessoas relatem problemas digestivos leves quando começaram a comê-lo. Isso pode ser um efeito colateral comum. Se você tiver algum problema digestivo ou gastrointestinal crônico, pergunte ao seu médico antes de usá-lo como remédio natural.

Goji berry pode interagir com algumas drogas. Se você tomar varfarina (um diluente de sangue), deve evitar seu consumo. O goji também podem interagir com drogas de diabetes e drogas de pressão arterial.

Algumas empresas podem dizer ter menos efeitos colaterais do que medicamentos. Mas isso não é totalmente verdade, você deve evitar adicionar o goji berry se você:

– Tem baixo nível de açúcar no sangue
– Tem pressão arterial baixa ou alta
– Está grávida ou amamentando (pode causar aborto espontâneo)
– É alérgico à fruta


Onde comprar goji berry? O goji berry esta cada vez mais fácil de ser encontrado do que há alguns anos atrás. Você pode comprá-lo em lojas de alimentos saudáveis e pela Internet de diferentes formas. 



Para obter as frutas frescas e de alta qualidade, procure-as em pacotes secos ou vendidos em peso em lojas especializadas de alimentos a granel. Para os suplementos, procure de marcas conhecidas e confiável, se possível, que você mesmo já tenha feito uso de outros produtos. Caso contrário, peça ajuda de alguém que conheça o produto.


Goji berry preçoA fruta goji berry pode ser difícil de ser encontrada em certos lugares e é mais cara do que outras frutas. Você pode encontrá-lo em hipermercados, lojas de produtos naturais e pela internet. Meio quilo da fruta desidratada custa em média de R$50,00 reais. 

Você compra na internet no site do Goji Lipo  02 potes por R$ 185,90. Cada pote sai por R$ 92,95 (pote contém 60 cápsulas). Na compra de 4 potes cada um sai por R$ 71,47 na compra 6 potes cada sai por R$ 59,98  e pode parcelar no cartão em até 6x 




Fale com o seu médico antes de começar a adicionar essa fruta à sua dieta, especialmente se você já tem baixo nível de açúcar no sangue. Se você consumir regularmente, pode precisar verificar seu açúcar no sangue com mais frequência.

 atividade física

Os benefícios de uma vida mais ativa



Define-se como atividade física qualquer movimento corporal que exige gasto energético. Por outro lado, exercício físico é um tipo de atividade física planeada, estruturada e repetitiva, com um objetivo em concreto. São muitos os estudos que demonstram que a atividade física confere múltiplos benefícios para a saúde, nomeadamente:



   

Quais os benefícios da atividade física?
Os benefícios da atividade física são muito variados, dependendo do trabalho que se realiza. Um nível adequado de atividade física regular confere os seguintes benefícios:

- Psicológicos     
    o Sensação de bem-estar físico e mental 
    o Fortalecimento da imagem e conceito pessoal 
    o Prevenção de insónias 
    o Libertação de tensão acumulada e controlo do stress 
    o Aumento do rendimento profissional



- Fisiológicos 
    o Melhoria da saúde óssea e funcional 
    o Controlo do peso corporal 
    o Melhoria da capacidade de coordenação, habilidade e capacidade de reação 
    o Melhoria da atividade cardiorrespiratória

- Sociais 
    o Desenvolvimento de espírito competitivo saudável 
    o Controlo da agressividade 
    o Favorecimento do autocontrolo 
    o Incentivo ao trabalho em grupo 
    o Estabelecimento de relações sociais 
    o Em família também é muito divertido e traz benefícios para todos.



Alguns conselhos
Veja alguns conselhos e recomendações para conseguir incorporar a atividade física no seu dia-a-dia: 
    - Comece com uma atividade menos exigente, como caminhar, e termine a correr com uma passada mais larga. 
    - Caso não tenha tempo para fazer atividade física, opte por se deslocar a pé até ao trabalho. Prefira sempre as escadas ao elevador. 
    - Sempre que possa, desloque-se a pé em vez de carro.

    - Acostume-se a sair do autocarro ou do metro uma estação antes do seu destino. 
    - Faça alguns passeios pela natureza: desta forma a atividade física está assegurada. 
    - Aos fins de semana planeie alguns passeios de bicicleta com a sua família ou amigos. 
    - Algo mais intenso, mas também interessante, podem ser atividades como os passeios pedestres, canoagem, escalada e outros tipos de desportos de montanha. 
    - Combine exercícios de força e resistência com exercícios de flexibilidade para não perder a mobilidade das articulações.

(Fonte: nestle.pt)